segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Outubro rosa, novembro azul e dezembro… no vermelho!

imageSim, dezembro no vermelho! E não estou falando da roupa do Papai Noel e de nada relacionado ao natal. Passamos o ano todo nos planejando, organizando nossas metas e ações – ou pelo menos deveríamos estar fazendo isso – para chegar no final do ano com tudo em dia.


Muitas vezes conseguimos deixar o trabalho em dia, mas esquecemos de organizar outra área de grande importância: nossa casa. Em específico estou falando de orçamento familiar. Mesmo que estejamos com as contas pagas em dia, chegamos no final de ano já com o 13º todo comprometido.

E isso tem acontecido com mais frequência nos dias atuais. O comportamento consumista associado com a falta de controle com as finanças pessoais são desastrosas. O dinheiro do mês cai na conta e a primeira coisa que o profissional pensa é: “Vou gastar, porque trabalhei duro o mês todo. Eu mereço!”. Eu é que não mereço ouvir sempre essa conversa distorcida e sem fundamentos. Como especialista no mercado de trabalho e na gestão de carreira, preocupo-me muito em orientar profissionais de diversas áreas sobre seu planejamento financeiro e orçamento familiar.

Um dos pilares da empregabilidade é a gestão financeira pessoal. Gastamos mais do que deveríamos e passamos a achar que nosso salário é que está baixo. Inicia-se então um ciclo vicioso. O profissional sem uma base financeira apropriada, compromete significativamente sua carreira, uma vez que corre atrás apenas de salário e perde o foco de suas metas principais. Outra consequência é quando somos demitidos. Nesse momento o desespero é maior, pois se esse profissional estiver no vermelho, vai pegar “papel na ventania”. Ou seja, entra na primeira vaga de emprego que lhe é oferecida, correndo alto risco de fazer uma escolha inadequada e ter que a curto prazo efetuar nova recolocação.

Um indivíduo que gerencia de forma adequada seu orçamento familiar e pessoal, possui mais “cartas na manga” na hora de reorganizar sua vida profissional. Desta forma, consegue-se fazer escolhas mais adequadas, pois possui uma estrutura financeira que suporta um tempo maior de recolocação. Outro ponto negativo do profissional que vive no vermelho está na temeridade de uma estigmatização do seu perfil profissional. Afinal, quem não consegue gerenciar sua vida pessoal será que conseguirá fazer isso no âmbito organizacional? Ficar sempre pedindo adiantamentos, empréstimos e aumento salarial na empresa não é aconselhável!

Seguem então, 5 passos úteis para organizar suas finanças pessoais: 1º – faça uma planilha de controle orçamentário mensal, baseada na sua renda familiar e metas de gastos. 2º – Priorize pagamento das contas fixas do mês, separe um percentual para colocar na poupança e deixe na conta uma quantidade mínima para gastos extras. 3º – faça uma lista de gastos pessoais, corte imediatamente o que é supérfluo. 4º – estude algumas aplicações, de baixo risco, como opção para rendimento financeiro e em 5º lugar, reúna toda família e repasse suas metas, pois todos precisam se comprometer com o planejamento financeiro.

São ações práticas e simples que farão toda a diferença no final do ano. Não precisa nem pegar o papel para anotar. Comece a praticar essas dicas hoje mesmo, seja determinado e organizado com essa ação. Comece dando você, o primeiro passo. Dezembro já está aí e o único item vermelho que você tem que ver nesse natal é a roupa do Papai Noel e não sua conta bancária!

Gisélia Curry,
Especialista em Pessoas, Carreira e Imagem – Portal Negócios de Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.