quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Setembro – Mês do município de Raul Soares

imageO mês de setembro é muito importante na história de Raul Soares.

Com efeito, foi em 7 de setembro de 1923 que o município foi criado.


O distrito de São Sebastião de Entre Rios passou, então, à categoria de vila com a denominação de Matipoó.

É o que vê na Lei nº 843, sancionada pelo Presidente do Estado de Minas Gerais Raul Soares de Moura, secretariado por Fernando Mello Viana.

Em 19 de setembro de 1924 a denominação de Matipoó passou a ser Raul Soares, ainda na categoria de vila, homenagem ao seu fundador Raul Soares de Moura, falecido no exercício do cargo de presidente do Estado de Minas Gerais; Lei nº 862, sancionada por Olegário Dias Maciel, secretariado por Sandoval Soares de Azevedo.

Por sua vez, em 10 de setembro de 1925, a vila de Raul Soares foi elevada à categoria de cidade (Lei nº 893 – FERNANDO MELLO VIANA, Presidente do Estado de Minas Gerais – Secretários Sandoval Sares Azevedo e Djalma Pinheiro Chagas.

Em 2023, portanto, o município festejará o centenário de emancipação, conforme a lei federal nº 9.335, de 10 de dezembro de 1996 e lei municipal nº 2023, de 6 de junho de 2006.

Somente seis anos nos separam da grande comemoração.

A magnitude do acontecimento justifica, desde já, a atenção do Poder Público, entidades sociais, esportivas, escolares e da sociedade em geral, através de estudos, formulação de planos e programação para pleno sucesso do inédito evento.

(Interpretação reiterada dos gestores municipais, há alguns anos, considera o feriado civil de 19 de setembro um feriado comum, totalizando cinco feriados. Permissivo legal: quatro).

José Geraldo Leal
josegeraldoleal@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.