quarta-feira, 7 de junho de 2017

Nutrição correta, ao contrário do que se pensa, deve incluir no cardápio a gordura

Apostar em alimentos ricos em gorduras boas e não excluir por completo a ingestão das ruins faz parte de uma dieta equilibrada, saudável, com menos riscos e sem exageros

imageSim, comer gordura faz bem à saúde.Você sabia? Para fazer a escolha certa, basta conhecer os benefícios e sua importância para desmistificar a imagem de vilã. Paula Whyte, médica especializada em clínica geral e nutrologia da clínica Bruno Vargas, explica que ela é fonte de energia alimentar.


“O corpo armazena energia na forma de gordura. Todas as células são constituídas de gordura, além de ela ser precursora da síntese de todos os nossos hormônios. Uma pessoa desnutrida com deficiência hormonal foi privada da ingestão de gordura, e não pela falta de carboidrato ou proteína”, afirma.

A gordura é tão importante, alerta Paula Whyte, que ela também é um componente da bile, que faz a emulsificação da gordura da nossa alimentação (transforma a gordura em pedaços menores para o organismo absorvê-la) e ainda participa da sinalização intracelular. “Portanto, para funcionar em harmonia o organismo precisa de gordura”, diz a nutróloga.

Paula Whyte chama a atenção para os tipos de gordura: ácidos graxos saturados, monoinsaturadas, poli-insaturadas e trans. “Hoje, na dieta ocidental, de 30% a 40% das calorias totais no dia são ingeridas na forma de gordura. Na oriental é menos. A orientação nutricional é que ela faça parte de 25% a 35% das necessidades diárias. Sendo uma faixa mais ou menos 10% para a poli-insaturada, até 20% para a monoinsaturada e o restante 10%. Não consumir a trans, já que eleva a taxa do LDL, o colesterol ruim. A trans está presente na margarina, bolachas, biscoitos recheados, batata frita pronta para fritar, enfim, nos produtos industrializados. É uma gordura fabricada pela indústria, de aparência pastosa, para que o alimento tenha vida útil maior.”

Leia a matéria completa

Com informações do Portal Plox

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.