sexta-feira, 9 de junho de 2017

Coronel Fabriciano e Governador Valadares estão no ranking das cidades mais violentas do estado, aponta pesquisa

Estudo divulgado neste mês é referente ao ano de 2015; em Fabriciano, 90% dos homicídios têm ligação com o tráfico e as vítimas têm entre 15 e 28 anos, segundo a PC

imageCoronel Fabriciano e Governador Valadares, no Leste de Minas, estão entre as cinco cidades do estado com maior número de homicídios consumados e mortes violentas.


Os dados são do Atlas da Violência 2017, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A pesquisa, divulgada neste mês, é referente ao ano de 2015 e foi feita a partir de uma proporcionalidade entre o número de homicídios registrados e a quantidade de habitantes dos municípios.

No Vale do Aço, Coronel Fabriciano, com cerca de 110 mil habitantes, ocupa o quarto lugar no ranking, com 53% do índice, contabilizando 48 homicídios. Governador Valadares está na quinta colocação. Com cerca de 280 mil habitantes, o maior município do Leste de Minas registrou 113 mortes em 2015, apontando uma taxa de 51%.

Perfil das vítimas em Coronel Fabriciano

Em Fabriciano, 90% dos casos registrados em 2015 têm ligação com o tráfico de drogas e as vítimas geralmente têm entre 15 e 28 anos, de acordo com o delegado de homicídios Washington Moreira.

"O ano de 2015 foi ápice no índice de violência na cidade, na época eram registrados cerca de 2 homicídios por dia. Mas esses números estão reduzidos", enfatiza.

Moreira relata que a partir dos dados alarmantes de 2015, a Polícia Civil, em parceria com a PM, elaborou m um plano para reverter esse quadro de violência. De acordo com o delegado, de janeiro a maio de 2017 houve uma redução de 50% no número de homicídios, se comparar com o mesmo período do ano passado.

"Tivemos este ano nove mortes e em 2016 foram 19. Estamos colhendo bons frutos das estrategias utilizadas pelos órgãos de segurança pública. Dos homicídios consumados em 2015, 70% dos casos foram solucionados, onde conseguimos identificar os responsáveis e levar esses criminosos a julgamento", finaliza.

Com informações do G1 dos Vales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.