quarta-feira, 31 de maio de 2017

Hospital de Coronel Fabriciano suspende atendimento por falta de contrato

imageAs portas do Hospital Doutor José Maria Morais, também conhecido como São Camilo, localizado em Coronel Fabriciano (MG), amanheceram fechadas nessa terça-feira (30).


Segundo informações da Prefeitura da cidade, a paralisação ocorreu porque a atual mantenedora da unidade não recebeu o repasse do estado.

No início deste mês a Beneficência Social Bom Samaritano, de Governador Valadares, assumiu a entidade hospitalar de forma emergencial. A instituição antes era gerida pela Sociedade São Camilo. Porém segundo o secretário de saúde de Coronel Fabriciano, Ricardo Cacau, o termo de sessão ainda não foi assinado junto a secretaria estadual de saúde, o que inviabilizou o repasse da verba.

“Quando o Samaritano assumiu a unidade hospitalar, a administração da entidade acompanhou toda a transição do novo governo municipal e viu quais seriam as melhorias necessárias a ser feita no local. Porém o contrato ainda não foi assinado, e para a entidade assumir é preciso ter legalidade contratual. Por isso o atendimento foi suspenso”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Ricardo, a continuidade dos funcionários antigos irá depender da nova gestão e que a Beneficência Social Bom Samaritano não pode, e não tem condições, de assumir dívidas trabalhistas deixadas pela gestão da Sociedade São Camilo.

“Complicado porque não dá para manter funcionários de uma outra instituição com problemas de salários atrasados, e trabalhistas. Sem contar que falta suprimento e medicamento para o bom funcionamento da unidade. Por isso, a decisão de suspender as atividades, para resolver o mais rápido possível a assinatura deste contrato”, concluiu.

Pacientes foram surpreendidos

O encanador Ronaldo Batista teve uma surpresa ao chegar na unidade hospitalar. No mês passado ele teve o braço quebrado e engessado e teve o retorno marcado para esta terça-feira, às 7h. Ao chegar no local não conseguiu atendimento.

“Pior que o médico tinha me dito para tirar o gesso um dia antes da consulta. Dai tirei e não serei atendido. Precisava fazer um raio-x para saber qual a situação do braço, se vai precisar passar por uma intervenção cirúrgica. Fui surpreendido com o fechamento do hospital e fico mais indignado ainda porque não tinha ninguém aqui para passar informações”, disse.

A administração municipal de Fabriciano informou que ainda não há uma data certa para o retorno das atividades no hospital. Na tarde desta terça-feira, uma comissão da secretaria de Estado de Saúde é esperada no Vale do Aço para tentar resolver o problema.

Nota Oficial da Prefeitura

A Prefeitura de Coronel Fabriciano se posicionou hoje, 30, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, sobre a situação do Hospital São Camilo. O corpo clínico do hospital decidiu, por meio de advogados, suspender novos atendimentos, cuidando apenas dos pacientes que já estão internados na instituição.

O Hospital São Camilo é de propriedade do Estado de Minas Gerais e o contrato de gestão com a mantenedora, Sociedade Beneficente São Camilo, se encerrou no último dia 9 de maio. As medidas possíveis e necessárias para se evitar a paralisação, ainda que temporária do hospital, vêm sendo articuladas entre o Município e o Governo do Estado, o que se dá em duas frentes: O reconhecimento da Gestão Plena dos Serviços de Saúde pelo município, e a cessão administrativa do hospital ao município, incluindo-se o bem imóvel e os bens móveis que lhe integram.

Segundo essas negociações, ficou estabelecido que o financiamento do hospital continua sob a responsabilidade do Estado de Minas Gerais e do Governo Federal, na medida das competências de cada um, não havendo nenhum comprometimento financeiro por parte do município, que fica somente com a gestão.

Pactuada uma transição em reunião realizada na Secretaria de Estado da Saúde, no dia 09 de maio de 2017, esta não ocorreu de forma resolutiva, eis que a Sociedade Beneficente São Camilo deixou a gestão do Hospital sem cumprir com suas obrigações, sobretudo quanto ao acerto trabalhista com seus funcionários. Ainda, comunicou ao corpo clínico, assim como à Cemig, que não mais fazia parte da gestão do hospital, pura e simplesmente abandonando as suas responsabilidades enquanto entidade de saúde e entidade empresarial.

Hoje, ao que chega ao conhecimento tanto do município quanto do Estado é que o hospital encontra-se com falta de medicamentos, suprimentos e insumos. A Prefeitura de Coronel Fabriciano não pode tomar nenhuma atitude de ordem administrativa enquanto a assinatura do Termo de Cessão com o Estado não se concluir.

É importante salientar que desde o início das tratativas, o Estado de Minas Gerais, na pessoa do Secretário de Estado da Saúde, Sávio Souza Cruz, e toda sua equipe, conduzida pela subsecretária Maria Turci, foi solícito e responsável com a melhor solução para o povo de Coronel Fabriciano e vem cuidando das medidas legais pertinentes.

Assim sendo, a Prefeitura de Coronel Fabriciano reafirma seu compromisso de solução efetiva dos problemas da área de saúde, sem transferir ao Estado ou à União as decisões que são de sua responsabilidade, sem acovardamento.

A história recente justifica a atuação dos governos e partes envolvidas e a solução para o povo tem de ser definitiva.

Com informações do Portal Aconteceu no Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.