segunda-feira, 20 de março de 2017

Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados ao consumir alimentos fora de casa

Embora muitas vezes não aparentem, os alimentos podem estar estragados e é quando acontece a intoxicação alimentar”, alerta técnico da área

imageA Vigilância Sanitária de Ipatinga chama a atenção para os cuidados que a população deve ter ao consumir alimentos perecíveis como salgados, carnes, queijos e outros, adquiridos em padarias, lanchonetes, supermercados e estabelecimentos assemelhados.



Tanto os consumidores quanto os manipuladores de alimentos devem ter atenção redobrada na compra, no manuseio e na comercialização de produtos alimentícios.

O gerente da Vigilância Sanitária, Rômulo Anício, informa que os fiscais sanitários atuam assessorando, fiscalizando e fazendo cumprir a legislação vigente. Ele orienta que se a opção for se alimentar fora de casa, “a dica é verificar a procedência, ficar de olho nas condições de acondicionamento, prazo de validade e observar a manipulação dos alimentos”.

Segundo ele, os produtos precisam estar protegidos de contaminação (insetos, poeira, sol, chuva) e conservados em balcões térmicos (quentes ou frios), principalmente se estiverem prontos para consumo. “Embora muitas vezes não aparentem, os alimentos podem estar estragados e é quando acontece a intoxicação alimentar”, explica.

É importante verificar, ainda, se o estabelecimento possui licença sanitária para funcionar ou se está em processo de licenciamento. As condições de higiene do local e dos vendedores devem, também, ser observadas.

Em caso de irregularidades ou ocorrências de surto de doenças transmitidas por alimentos, a população deve informar a Vigilância Sanitária de sua cidade.

Com informações do Diário do Aço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.