sábado, 25 de março de 2017

Arquidiocese de Mariana poderá trocar de Bispo em 2018

imageA celebração de uma missa no dia 14 de março deste ano marcou a passagem dos 75 anos do arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha. Uma data normal e habitual na vida cotidiana de cada pessoa, não fosse à obrigação canônica de, como arcebispo, entregar a função ao Papa Francisco.

 

Conforme o cânon 401 do Código do Direito Canônico, parágrafo 1º, todo bispo ao completar 75 anos deve apresentar a renúncia ao papa. Já o parágrafo 2º do mesmo código diz que o bispo por motivo de doença ou por outra ração deve solicitar a sua renúncia.

A arquidiocese não se manifestou sobre o assunto. Se a carta-renúncia for enviada este ano, o Vaticano indicará o nome do sucessor de Dom Geraldo até 2018. A expectativa é de que, em aproximadamente um ano, o pontífice indique um novo titular. Somente depois da nomeação e Cerimônia de Posse do novo bispo, dom Geraldo se tornará Bispo Emérito de Mariana.

Para aguardar o momento da consulta papal quanto à indicação de seu sucessor, o arcebispo pode apontar os nomes dos três candidatos. A lista tríplice episcopal é uma praxe entre os prelados que renunciam em função da idade. Mas, quem detém a palavra final é o Sumo Pontífice.

Nesses quase 10 anos na arquidiocese, Dom Geraldo realizou mais de 120 visitas pastorais e se mostrou sempre presente ao seu rebanho, ouvindo os padres e os conselhos pastorais.

Dom Geraldo é o 13° bispo e 5° arcebispo de Mariana. Ele é aquele que representa sua Santidade, o Papa Francisco. Seu lema episcopal é “Opus fac evangelistae” (Faze a obra de um evangelista), e seu magistério, os trabalhos pastorais e toda a animação são concatenados com a vida de Francisco.

Com informações do Portal Unidade Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.