segunda-feira, 27 de março de 2017

AMAPI sedia curso da Defesa Civil Estadual

imageGestores municipais participam na sede da AMAPI, em Ponte Nova, da Capacitação Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas. O evento, que terminou nessa quinta-feira (23), é a primeira capacitação de 2017.

 

O curso, realizado pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente/Feam, visa fortalecer e aprimorar os conhecimentos sobre ações de prevenção e preparação para desastres, bem como medidas de respostas emergenciais.

Para o Diretor de Ensino da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, capitão João Luiz da Matta Felisberto, o importante é fortalecer a presença da Cedec nos municípios e principalmente, divulgar e propagar os conhecimentos básicos em Defesa Civil. “Isto é fundamental porque sensibilizamos a importância da defesa civil nos municípios, além de mostrar que qualquer cidade, independente de tamanho ou renda, pode contar com a ajuda da Cedec”, ressaltou.

Para o Sgt PM Anderson Felipe S. Damasceno, que é um dos instrutores do curso, durante os três dias de curso, os participantes terão vários exemplos do trabalho. “Eles entendem o que é um desastre, como atuar antes, durante e depois do mesmo, como elaborar um planejamento de contingência e estruturar uma coordenação de proteção em Defesa Civil”.

As aulas são ministradas por integrantes da própria Defesa Civil Estadual e conta com a participação de docentes de outras instituições como o Diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Eventos Críticos, do IEF, Rodrigo Bueno Belo e o Supervisor de Endemias da Superintendência Regional de Saúde em Ponte Nova da Secretaria Estadual de Saúde, Robson Antônio Saraiva Ferreira.

O evento reúne representantes municipais de Abre Campo, Astolfo Dutra, Belo Horizonte, Carangola, Chapada Gaúcha, Franciscópolis, Guaraciaba, Guarará, Januária, João Monlevade, Manhumirim, Mariana, Muriaé, Oratórios, Pedra do Anta, Piranga, Ponte Nova, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz de Minas, Santa Cruz do Escalvado, Santana do Paraíso, Santo Antônio do Grama, São Domingos do Prata, São João Nepomuceno, Senador Firmino e Ubá, todos sendo capacitados para atuar na minimização dos efeitos dos desastres.

Clarissa Guimarães, com informações da Agência Minas/Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.