sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Polícia Civil apresenta resultados da 2ª fase da Operação Abigeato

46 cabeças de gado foram recuperadas no decorrer das investigações

imageNo decorrer das investigações da Operação Abigeato – realizada em 6 de julho – a Polícia Civil já recuperou 46 cabeças de gado. Deste número, 13 já foram restituídas às vítimas. Outras oito estão em uma propriedade rural em Raul Soares e a polícia ainda não identificou a vítima dona dos animais. E 25 são de origem duvidosa e estão à disposição da Justiça.

Os resultados da segunda fase da operação foram apresentados nesta quinta-feira (1º), por um dos delegados responsáveis pelas investigações. Rodrigo Cavassoni informou que até o momento seis vítimas foram identificadas, sendo quatro delas restituídas. A Polícia Civil agora busca identificar a vítima ou as vítimas proprietárias das oito cabeças de gado da raça Nelore guardadas na fazenda de Raul Soares.

Rodrigo explicou que os investigados suprimiram a marca de alguns animais, por meio cirúrgico, retirando um pedaço do couro do animal, e outras marcas do gado foram remarcadas, o que dificulta a identificação pelas vítimas. “Por este motivo pedimos a ajuda da imprensa para divulga as imagens deste gado com o intuito de as vítimas identificar os animais”, disse o delegado. Cavassoni pede para as vítimas procurem a delegacia e levem a ocorrência policial do furto do gado. Ele acredita que as oito cabeças de gado pertençam a uma mesma vítima devido às características dos animais.

Sequence 01_26

As oito cabeças de gado mantidas em local seguro à espera da identificação das vítimas estão avaliadas em R$ 10 mil. Uma perita da Polícia Civil foi até a fazenda e fotografou os animais para ajudar a identificar as vítimas. As investigações da Operação Abigeato – nome dado ao crime que envolve furto de animais na zona rural – tiveram início em janeiro.

A Polícia Civil chegou a 12 pessoas apontadas como integrantes de uma organização criminosa especializada em furto de gado. Os investigados agiam em pelo menos nove cidades da região e os furtos dos animais eram praticados no período noturno. “É uma organização criminosa, ou seja, são organizados. Eles estudam o local, o proprietário e dão preferência aos donos de outras cidades, que mantêm a propriedade rural só para ir aos fins de semana, e a raça do gado”, disse.

Rodrigo detalhou que os investigados usavam duas táticas para furtar os animais: a toca do gado ou o transporte em picapes ou caminhões. Dos 12 investigados, 10 estão presos preventivamente. No dia da operação foram detidos: Edivânio Sebastião Vieira, Adão Inácio de Souza (Adão do Cid), Rodrigo Aparecido Beligoli, Rodrigo Pereira de Mello, Claudinei de Lima Pereira, Tiago Oliveira da Costa, Geraldo Monteiro de Castro (Geraldo Lora), Francisco de Souza Marques e Agnaldo Henrique Messias, apontado pela Polícia Civil como um dos líderes da organização criminosa. Uma semana após a operação Cristiano Rodrigues de Paula se entregou à polícia. Os dois foragidos são: Maurício Rocha, o “Nego”, também apontado como líder da organização criminosa e Lair Gomes de Paula. A maioria dos detidos é de Raul Soares.

Rodrigo afirmou que é uma organização que há anos vinha atuando na região e que semanalmente se reunia para a prática de furto de gado. A Operação Abigeato terminou com a apreensão de armas de fogo, munições, dinheiro, celulares, blocos com anotações referentes à compra e venda de gado, além de um veículo roubado. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos agiam nas cidades de Bom Jesus do Galho, Córrego Novo, Raul Soares, Santana do Paraíso, São João do Nepomuceno, São Domingos do Prata, Dionísio, Simonésia e Timóteo. As investigações continuam e a Polícia Civil destacou que após a operação não houve mais registros de furtos de animais na região de Raul Soares.

Com informações da TV Super Canal

6 comentários:

  1. Parabéns a Policia empenhada nestas operações. Criminosos na cadeia. Fiquem todos de olho. Vamos ajudar a combater o crime. Por uma vida justa!

    ResponderExcluir
  2. Muito simples fazer a identificação desse gado: Fazer esses bandidos confessarem na MARRA...alguém foi lesado, alguém precisa desses animais de volta...alguém deixou de realizar sonhos para cuidarem desses animais e talvez esses animais eram a única reserva de dinheiro que alguém tinha...aí em esses desqualificados e levam na cura dura com a certeza da impunidade.

    ResponderExcluir
  3. Esse delegado é um anjo , a muitos anos houve este tipo de crime por estas regiões, mas pouca importância tinha!!!
    É tempo de mudança em todos os setores !!!
    Se houver roubo tem que denunciar para policia não parar de colocar vagabundo na cadeia .

    ResponderExcluir
  4. Mesmos os soltandos, vamos saber com certeza quem eles sao... ou melhor podemos sim nos previnir de ter qualquer contato com um individuo desta categoria... Parabens e Muito Obrigado Dr. Delegado, pois precisamos sim colocar um BASTA nisto. Obrigado SR Pascoal para nos manter informado. Muito boa a material.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns equipe do bem. Foram feitas várias reclamações. Mas a conversa era sempre a mesma.Não podemos fazer nada por vcs. Obrigado dr Delegado. O senhor mostrou que pode fazer sim e como pode......

    ResponderExcluir
  6. Qual telefone para denunciar quem está solto?

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.