sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Hospital de Caratinga está na "UTI", tem futuro incerto e pode paralisar serviços a qualquer momento

Serviços estão sendo paralisados gradativamente

image

Às 14h50 dessa quarta-feira (31) teve início a coletiva à imprensa realizada pela direção do Hospital Nossa Senhor Auxiliadora, em Caratinga. Estiveram presentes o presidente da Mesa Diretora, Dom Emanuel Messias de Oliveira e a diretora administrativa, Suély Pereira de Souza.

 

A coletiva foi agendada tendo como pauta “a paralisação das atividades do hospital”, porém, neste momento o bispo diocesano destaca que o futuro da unidade de saúde é incerto, informando que nos próximos dias estará agendando uma reunião com o Governador do Estado para uma definição, ressaltando ainda que o hospital pode paralisar as suas atividades a qualquer momento. Dom Emanuel rebateu que o Estado precisa fazer a contratualização. “Essa contratualização até hoje não saiu. O que recebemos para manter o Hospital? R$ 600 mil. Qual o custeio mensal? R$ 2 milhões 780 mil reais. Essa contratualização tem de ser feita com urgência, senão vamos parar. Os fornecedores não estão recebendo, os médicos não estão recebendo. Perdemos poder de compra e estamos perdendo os médicos. A qualquer momento , se os médicos pararem, vamos parar”.

Ainda em coletiva, bispo Dom Emanuel falou sobre o parecer do Governo de Minas em nota enviada ao Super Canal nesta última terça-feira. Conforme a nota, “como prevê a legislação do SUS, a liberação do aporte financeiro foi discutida na Comissão Intergestores Bipartite (CIB)* durante a última reunião realizada neste mês de agosto. Entretanto, por se tratar de um ano eleitoral, essa discussão só poderá ser retomada em Janeiro de 2017”. Diante do que foi exposto, Dom Emanuel rebateu: “as leis eleitorais são mais importantes que a vida humana?“.

Conforme o bispo Dom Emanuel, Estado e deputados estão sendo omissos neste momento e sugere um esforço maior para um manifesto de municípios da microrregião junto ao Estado. “Temos a obrigação de salvar vidas. Queremos hoje o apoio dos senhores”, destacou, direcionando a sua fala a representantes de municípios da região presentes na coletiva. Hoje o Hospital atende a 13 cidades da microrregião.

De acordo com a nova administradora da unidade de saúde, Suély Pereira, hoje o hospital não tem mais condições de receber casos de emergência. Os médicos estão se recusando a internar e a atender por falta de estrutura para receber estes pacientes. Bispo Dom Emanuel lembrou que o Hospital está parando aos poucos há meses, citando a paralisação da UTI, Raio X, Tomografia. Atualmente, a unidade de saúde está tendo problemas com a compra de remédios, conforme destacado. Ainda de acordo com a direção da unidade hospitalar, o Pronto Atendimento Infantil (PAI) está suspenso e hoje também já há uma sinalização de paralisação das atividades de obstetras na Maternidade de Caratinga. A UTI funciona precariamente.

Não há uma data oficial para a paralisação. A reunião com o governador de Minas Gerais será marcada dentro dos próximos 10 dias. Dom Emanuel chamou a atenção para a responsabilidade do Hospital que é a de salvar vidas e a necessidade de unir esforços para dar continuidade aos trabalhos.

Com informações da TV Super Canal

Um comentário:

  1. Isso é doloroso saber que mais hospital está a beira da falência por falta de apoio do governo. Não podemos nos calar diante da tantas injustiças minha gente, vamos divulgar e vamos pedir a Deus a sabedoria pra que ele toque no coração das pessoas envolvidas e elas façam alguma coisa para que o hospital não feche as portas são 13 cidades que precisam e outros que por ali passam. Que Jesus faço algo por todos.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.