terça-feira, 30 de agosto de 2016

Polícia Civil prende policiais e donos de autoescola em esquema de venda de CNH em Manhuaçu e região

Raul Soares está entre as cidades investigadas

image

A Polícia Civil de Manhuaçu deflagrou a operação Ovelha Negra na manhã dessa segunda-feira (29), e prendeu cinco policiais civis e donos de autoescolas e outros envolvidos em um esquema de facilitação em exames para obtenção de carteiras de habilitação (CNH) em Manhuaçu, Ponte Nova, Abre Campo, Raul Soares, Sericita, Rio Casca, Santa Margarida, Matipó, Pedra Bonita e Luisburgo, na Zona da Mata, e em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

Logo ao amanhecer, equipes da Polícia Civil cumpriram 19 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão. Entre os presos, estão quatro policiais civis de Manhuaçu - componentes da banca examinadora do DETRAN-MG e um policial da Grande Belo Horizonte. Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário de Manhuaçu e Rio Casca.

As investigações foram conduzidas pelas Delegacias Regionais em Manhuaçu e Ponte Nova e a Corregedoria Geral da Policia Civil. Os levantamentos apontaram envolvimento de pelo menos quatro autoescolas e seus proprietários, além de componentes da Banca Examinadora em Manhuaçu e um policial da capital, em atividades fraudulentas para facilitação em exames para obtenção de CNH por candidatos com históricos sistemáticos de reprovações em exames de circulação e baliza.

As investigações estão em curso e, por isso, os nomes ainda estão sendo mantidos em sigilo pela PCMG. Os investigados poderão ser indiciados por corrupção passiva e ativa, prevaricação, falsificação de documento público, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.                        

Se o envolvimento de policiais for comprovado em Processo Administrativo conduzido pela Corregedoria Geral da Polícia Civil, eles poderão ser excluídos da PC.

Durante a manhã, também foram fechadas as autoescolas envolvidas. Elas poderão ser descredenciadas após processo administrativo que está sendo conduzido pela delegacia de trânsito de Manhuaçu.

O Delegado Regional de Manhuaçu, Dr. Carlos Roberto, informou à reportagem do Portal Caparaó, que até agora 203 carteiras de motoristas já estão comprovadamente identificadas como fraudadas. “Todos que obtiveram CNH fraudulentamente terão os documentos recolhidos e poderão responder criminalmente”, pontuou.

O termo que deu nome à operação é bem conhecido. Ovelha negra é uma expressão popular utilizada para representar a peculiaridade de uma pessoa que é diferente das outras, ou seja, que está fora dos padrões considerados normais pelo seu grupo – no caso a Polícia Civil.

Com informações de Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

Um comentário:

  1. Tem coisas que é uma piada...Esse esquema de compras de CNH no Brasil é antigo...Todo mundo fica fazendo vistas grossa com isso...Esse câncer da corrupção está em todas as esferas...AUTO ESCOLA/EXAMINADORES/DETRAN

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.