sábado, 30 de julho de 2016

Movimento Jequeri Doa Vidas homenageia vitima de acidente de trânsito doador

image

Jequeri (MG) - O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com auxílio da Polícia Militar e do Hospital Arnaldo Gavazza organizou, na manhã dessa quinta-feira (28), Movimento Jequeri Doa Vidas. Com expressiva participação da população local, a passeata saiu do prédio da Prefeitura e percorreu as principais ruas da cidade, antes de retornar à administração local.

 

O evento trabalhou na conscientização para a doação de órgãos e homenageou Gérson Moutinho, vítima de acidente de trânsito em março deste ano, e que se tornou doador através dos familiares.

A Coordenadora do NASF de Jequeri, Elis Machado, afirma que a idéia partiu da família do jovem, ao solicitar maior conscientização para a importância de declarar, em vida, a condição de doador de órgãos. Realmente foi uma ideia nossa. Realizar esse ato no aniversário do Gerson, mas não foi possível acontecer no dia 23. O que a gente espera a concretização da data no calendário do município. Inclusive enviaremos a proposta para a Câmara apreciar e oficializar como o dia Municipal da Doação de Órgãos. Afirmou Dalvina Gomes (tia do rapaz), que compareceu para representar a família.

A Polícia Militar também participou com um estande em frente à Prefeitura Municipal, onde apresentavam vídeos educativos, além de orientarem sobre as principais causas dos acidentes de trânsito. Nós sempre participamos desses eventos em conjunto com a administração local. A intenção aqui é prevenir mesmo, conseguir passar para o pessoal a importância de algumas medidas simples, como utilizar o cinto de segurança, não dirigir alcoolizado etc. Salientou o Sargento da Polícia Militar, Paulo Edson.

Durante o percurso da passeata, a psicóloga, Thayane Lanna e a assistente social, Amélia Suriani, entregaram folders e instruíam a população local sobre a importância de declarar-se doador. Ambas integram a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOTT) do Hospital Arnaldo Gavazza. A atividade é para informar ao pessoal sobre a necessidade de avisar os familiares, pois são eles que assinarão o termo de consentimento; e também explicar quais órgãos são doados; a diferença entre morte cerebral e coma etc., afirmaram  as duas colaboradoras do HAG.

Com informações da Assessoria de Comunicação Hospital Arnaldo Gavazza

Um comentário:

  1. Doou com DEUS parabéns a todos pergunto quantos foram os beneficiados. Coloquem uma homenagem para esta família e vamos multiplicar esta idéia.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.