sábado, 30 de julho de 2016

CREA-MINAS falará com produtores sobre fiscalização de suinocultura na Zona da Mata

imageO objetivo do encontro é fornecer detalhes sobre a segunda etapa do projeto de Fiscalização do Agronegócio na região.

Os produtores rurais da Zona da Mata vão se reunir com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) para debaterem sobre a segunda fase das ações de fiscalização do agronegócio. O encontro será realizado em Ponte Nova, no dia 10 de agosto, no auditório do Sinduscon Vale do Piranga.

Nesta reunião, gestores do agronegócio de suinocultura serão informados sobre as normas e os critérios de fiscalização na área,  inclusive com esclarecimento de dúvidas. Além dos produtores, também vão participar do encontro representantes do agronegócio da Regional Sudeste do Conselho, com sede em Juiz de Fora, empresas de suinocultura, instituições do setor, profissionais e outros interessados no tema. Já a ação de fiscalização será realizada entre os dias 12 a 16 de setembro, nos municípios de Ponte Nova, Oratórios, Rio Casca, Abre Campo, Urucânia  e Jequeri.

As ações a serem discutidas na reunião tem como princípio a fiscalização das empresas quanto ao registro no Conselho, a regularidade do quadro técnico e dos prestadores de serviço de engenharia, bem como a responsabilidade técnica nos empreendimentos.

O fiscal especializado em agronegócio do Crea-Minas, técnico agrícola Carlos Roberto Alves, informa que a reunião é uma oportunidade para que os produtores entendam como é o processo de fiscalização. “A nossa intenção não é punir e, sim, orientar. A proposta da reunião é aproximar os produtores do Conselho e divulgar a ação para que todos tenham tempo para se adequarem à legislação. Durante a fiscalização, queremos constatar a regularidade dos empreendimentos”, afirma Carlos.

Balanço

A primeira etapa da fiscalização na Regional Sudeste, realizada em novembro de 2015, focou na manutenção de viveiros de mudas e no comércio de agrotóxicos. Foram 49 empreendimentos fiscalizados. Em todo o estado, foram 1.040 ações de fiscalização, distribuídas em 13 tipos de empreendimentos do agronegócio.

O gerente de Fiscalização do Crea-Minas, engenheiro mecânico Guilherme Rodrigues, destaca que o resultado foi bastante positivo e superou expectativas. “Ao final da primeira etapa, conseguimos alcançar 98,1% de regularidade nas atividades fiscalizadas sem a necessidade de autuação. Os autuados somaram 1,9% do total, o que está abaixo do índice do Conselho, que gira em torno de 5%”, completa Guilherme.

Serviço

Data: 10 de agosto

Horário: 14h às 17h

Local: Auditório do Sinduscon Vale do Piranga – Av. Cristiano de Freitas Castro, 930, CDI, Ponte Nova-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.