sexta-feira, 10 de junho de 2016

Fabricante de São Pedro dos Ferros reinventa moinho d’água e recebe encomendas de todo o estado

image

São Pedro dos Ferros (MG) -
Para quem gosta da culinária mineira, sabe que para fazer um bom angu, uma boa polenta, é necessário que o fubá seja produzido em um moinho de pedra. Nesta reportagem será evidenciado o uso da água como fonte de energia para diversos recursos no campo. Há séculos, a humanidade usa técnicas de engenharia para aproveitar a corrente de água.



imageEm uma propriedade em São Pedro dos Ferros, a água toca um moinho de pedra, um monjolo e está sendo instalado um gerador de energia.

Nos dias de hoje a mecanização dos processos de produção no campo requer uma quantidade muito maior de energia, proveniente de outras fontes. Mas ainda tem gente que vive de recursos muito antigos e faz da profissão, uma ferramenta para manter a memória de um dos mais preciosos equipamentos usados nas fazendas do interior do estado.

imageO moinho d'água, na versão que vamos conhecer, é o moinho de pedra. Ele tritura arroz, café mas, principalmente, o milho, resultando em um fubá de característica superior ao industrializado.

Depois de morar na capital e trabalhar como marceneiro, Paulo Miranda voltou para o interior. Logo que chegou, recebeu a encomenda para construir um moinho de pedra, usando um motor elétrico e como polia a roda de uma bicicleta. Este modelo foi aprimorado, as encomendas foram chegando e hoje ele é vendido para todo o estado.
Paulo tem uma pequena oficina, muito improvisada, na cidade de São Pedro dos Ferros. As ferramentas são as mais básicas possíveis, a maioria de uso manual. As habilidades e conhecimentos ele adquiriu com as experiências profissionais que teve. Porém, a ideia de girar o moinho com motor elétrico não é nova. O marceneiro contou que, ainda jovem, instalou um destes com motor de 3 cavalos e atribuiu ao pai dele o conhecimento da profissão.

A partir daí, a ideia foi construir um moinho que tivesse as mesmas características de produção do fubá de milho, usando como energia de propulsão o motor elétrico. Este modelo construído por Paulo é simples e prático.


O novo telefone de Paulo Miranda: (33) 31 999340901

Mas antes de chegar a este modelo, que pode ser usado em qualquer residência, os moinhos eram fonte de sobrevivência e renda no campo. O uso dos recursos hídricos não era regulamentado como hoje. As mais recentes mudanças na legislação obrigam o proprietário rural a informar ao estado todo e qualquer tipo de uso da água.


Com informações da Doctum TV

2 comentários:

  1. Conheço o moinho d'agua em cada detalhe. O problema é que a água está cada vez mais escassa. E para funcionar a energia elétrica, fica caro e não compensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou tentando montar um moinho mais estou com duvidas

      Excluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.