sábado, 29 de outubro de 2011

Núcleo do Câncer

Por José Geraldo Leal

Certamente, por modéstia, por estar no exercício do cargo de presidente da SOPAC na época, Teresinha Noronha omitiu no relato histórico do Núcleo do Câncer importantes fatos ocorridos na década de 90 do século passado.

Quem dispõe de boa memória deve se lembrar do trabalho desenvolvido pelos membros da entidade em busca de recursos par a concretização de um sonho: a construção de sede própria.

Muitas eram as promoções: barraquinhas no dia das mães; no Natal e outras efemérides, com venda de trabalhos manuais das voluntárias, disputadas com muita avidez pelas donas de casa tendo em vista o esmero na sua confecção.

A existência do Clube da Amizade, liderado pela saudosa D. Zu, foi uma feliz iniciativa, com a participação entre outras de Letícia Pereira Martins, contando com o apoio da TARZA.

Teresinha Noronha, em nome dos membros do Clube da Amizade, deu noticia do acontecimento , quando do lançamento do livro “COZINHANDO COM O CLUBE DA AMIZADE” ,com as seguintes palavras: “Formamos um grupo de amigos e nos reunimos toda semana para fazermos trabalhos manuais em prol de uma instituição de caridade em nossa comunidade. Atualmente temos concentrado nossos esforços em obter recursos através de trabalhos e campanhas cujas rendas têm sido destinadas especialmente a edificação da sede do Núcleo, há muito desejado pela comunidade.”(Informativo da Prefeitura Municipal de Raul Soares – Ano VII – Nº 38º - novembro/dezembro/95)”.

O produto da venda do livro foi todo direcionado para o Núcleo do Câncer.

A colaboração da DUTRAMAC, através do Zé Dutrinha, foi também muito importante, para a construção da sede do Núcleo do Câncer.

O Poder Público se fez presente na pessoa do saudoso ex-prefeito José Constantino Gonçalves, disponibilizando recursos e equipamentos para que a obra não fosse interrompida sequer um momento, até a sua conclusão.

É importante, ainda, que não seja esquecida a ativa participação na entidade de muitos outros valorosos voluntários, com destaque para alguns como Célio Nesce.

4 comentários:

  1. O sr.Tem razão,porque é um trabalho grandioso de muitas pessoas e não é justo ficar dando méritos só a um ou outro,às vezes,por motivos pessoais ou até políticos.Até porque a comunidade e as pessoas que do núcleo precisam sabem muito bem quem ajuda a eles com carinho e quem ajuda maltratando e até humilhando o paciente e seus familiares.Na verdade é uma instituição maravilhosa e preciosa e Deus sabe que são pessoas de bem.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado SR José Leal,essas e muitas outras jamais serão esquecidas,afinal todo o sucesso do núcleo atualmente se deve a Elas, o que a gente evita é citar alguem e esquecer outras tão importantes quanto aquelas; porque desde o Presidente até a mais humilde arrecadadora desempenham função relevante,afinal Célio, Nídia,Paulinho já assumimos a entidade caminhando a passos largos,graças a Deus e aos fundadores,e eu dizia e direi sempre...é muito fácil presidir o núcleo devido o fato de tudo ter iniciado com pessoas de coração pronto para servir sem preocupar com retorno individual,só pensando no doente.A comunidade o nosso mais sincero obrigada.Nídia,voluntária há cerca de 15 anos.

    ResponderExcluir
  3. Mto bem lembrado sr José Leal e os comentaristas acima tb mandaram bem.
    Tb achei a primeira materia incompleta.

    ResponderExcluir
  4. Lembro de tudo, ainda adolescente ficava observando o empenho do meu pai Geraldo do Vale Paula e do Sr. Olimpio Cézar, dedicando inteiramente de corpo e alma sem medír esforços e comprometidos, sem nenhum interêsse político ou qualquer outro que se possa imaginar, eram tantas pessoas que apareciam em nossa residência para buscar informações dos pacientes encaminhados para o Hospital Mário Pena, pessoas simples sem qualquer condição financeira para fazer o tratamento dos seus entes queridos.
    Meu Pai e o Sr. Olimpio Cézar buscavam sempre junto a toda a comunidade os recursos necessários para fazer todo atendimento, e que sempre foi atendido por todos que sensibilizaram com esta nobre causa.
    Fico totalmente contente com o desempenho dos responsáveis, que conduziram posteriormente com o mesmo vigor e empenho, voluntariamente, com responsabilidade e amor.
    Parabéns ao Núcleo, por tudo que tem realizado voluntariamente.
    José Antônio de Paula - Batata - (Filho do saudoso Geraldo do Vale Paula)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.