A partir do dia 16 de fevereiro, deste ano, o serviço de Pronto Atendimento do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD passará a usar o sistema de atendimento por Classificação de Risco, para pacientes do Sistema Único de Saúde/SUS. A nova medida tem o objetivo de humanizar o atendimento e a qualidade do mesmo ao paciente, ou seja, os casos serão avaliados de acordo com a prioridade e não mais por ordem de chegada.
Para implantar este sistema todos os 24 enfermeiros da Instituição e mais dois médicos serão treinados por profissionais do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco LTDA, empresa de Belo Horizonte, nos dias 14 e 15 de fevereiro. A Classificação é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
Os objetivos da implantação do Acolhimento por Classificação de Risco, medida adotada pelo Ministério da Saúde através da rede Humaniza SUS, são: avaliar o paciente logo na chegada ao Pronto Atendimento, descongestionar o setor, reduzir o tempo para atendimento médico, determinar a área de atendimento primário, informar o tempo de espera que pode durar até 4 horas, dependendo da gravidade e retornar informações aos familiares. A triagem é feita por um enfermeiro treinado para este tipo de atendimento.
A Classificação se dá nos seguintes níveis: vermelho – emergência (atendimento imediato); amarelo – urgência (atendimento em no máximo 15 minutos); verde – prioridade não urgente (atendimento em até 30 minutos) e azul – consultas de baixa complexidade (atendimento de acordo com o horário de chegada).
No período de um ano, em 2010, o Pronto Atendimento do HNSD registrou mais de 12 mil atendimentos externos (sem necessidade de internação) para pacientes do SUS, uma demanda muito acima da prevista, já que o HNSD não é referência para Urgência e Emergência. As cidades de Urucânia, Oratórios, Jequeri, Barra Longa e Acaiaca foram as que trouxeram maior número de pacientes, tirando, claro, Ponte Nova que registrou um total de 10.628 pacientes.
Clarissa Guimarães
Assessoria de Comunicação
Pascoal, segundo informações não oficiais este procedimento de Acolhimento por Classificação de Risco poderá tb.ser implantado no hospital de Raul. Este tipo de atendimento, só é valido em grandes hospitais, e quando a atenção primária funciona de forma satisfatória no município, com um trabalho preventivo eficiente. Pelo que temos conhecimento o atendimento primário é todo centralizado nos PSF. Só que os médicos não estão lá todos os dia, apenas em alguns dias da semana. E aí? Em Raul só tem uma enfermeira no hospital. Coitada dela prá dar conta de tudo.
ResponderExcluir