segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fazenda que já recuperou 840 dependentes químicos comemora 20º aniversário


Primeira entidade do gênero criada em Timóteo recebeu título de ‘Melhor Clínica de Recuperação’ do interior de Minas concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

A Associação Clínica de Recuperação de Toxicômanos e Alcoólatras - Clirec, também conhecida como Fazenda Recanto do Sol Nascente, a mais antiga instituição de tratamento para drogados em Timóteo, está comemorando 20 anos. E os números de auxílio e reintegração de pessoas à sociedade são impressionantes. Fundada através de uma ação conjunta do Lions, Rotary e da comunidade maçônica de Timóteo, a entidade já ajudou, em toda sua história, cerca de 840 dependentes químicos do sexo masculino a se livrarem dos vícios e terem a chance de trilharem um novo caminho.

O primeiro passo para assegurar uma vaga de internação na Clirec é a realização de uma entrevista. O dependente deve comparecer acompanhado de um responsável. Posteriormente, o candidato é encaminhado para exame médico admissional e orientado em relação ao auxílio-doença e perícia junto ao INSS. Logo depois, passa por uma avaliação psicológica para que seja diagnosticada qual a conduta que a equipe deve adotar mediante o caso apresentado. Em seguida, o dependente é inserido de maneira branda nos trabalhos e rotina da instituição, quando se dá início ao processo de desintoxicação.

Tratamento

Como é praxe nas clínicas de recuperação, a Clirec só aceita internos que procuram auxílio voluntariamente. No seu caso, o tratamento é oferecido a adolescentes e adultos do sexo masculino. A assistência aos internos dura nove meses e, ao final, eles recebem um diploma numa formatura geralmente com a presença de familiares.

A metodologia de trabalho da Clirec se baseia nos processos da Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas – Febract - e em alguns princípios dos Alcoólicos Anônimos – AA. As palavras-chaves do tratamento são: Conscientização – quando o dependente assume a doença; Laborterapia – trabalhos realizados com a terra, animais, plantas e limpeza; Espiritualidade – estudos e reflexões da Bíblia, e Disciplina – conjunto de normas, horários e rotina. O sucesso do tratamento ocorre em pelo menos 75% dos casos, segundo os administradores.

Estrutura

Atualmente, a Clirec abriga 33 internos, embora sua capacidade de atendimento seja de 38 leitos. Sua área externa é de 1,5 hectares e ali são criados gado, suínos, aves e peixes, além do cultivo de uma horta que produz 140 pés de hortaliças por semana.
Na parte construída, que é de 1.950m2, encontra-se o salão para atendimento em grupo, escritório, sala de atendimento individual, sete quartos, dois vestiários, capela, salão para realização de assembléias com familiares, cozinha a gás, cozinha a lenha, lavanderia, refeitório, despensa e almoxarifado.

A produção da maior parte dos alimentos consumidos na clínica é feita pelos próprios internos, que fabricam pães, moem o trigo, cuidam da criação e das hortaliças, além de um pomar onde são cultivados cana-de-açúcar, maracujá, bananeiras e alguns legumes e grãos como mandioca e trigo. O que não é consumido pelos internos é doado para instituições de caridade de Timóteo. São consumidos, em cada refeição, cinco quilos de arroz, três de feijão e carne.

A equipe que conduz a Clínica é formada por 15 funcionários e 12 voluntários como cabeleireiros, dentistas e orientador espiritual.

Verba

O município contribui com parte dos gêneros alimentícios consumidos que, segundo José Pedro de Souza, gerente administrativo da clínica, duram dez dias. “A administração municipal contribui também com uma quantia em dinheiro que nos ajuda no pagamento dos funcionários e encargos sociais. A sociedade também dá uma excelente contribuição, representada, sobretudo, pelos empresários”, relata o gerente.

Outra forma de receita da Clínica é o pagamento mensal dos internos, cujo teto é de dois salários mínimos. “Mas nós não deixamos de atender ninguém por conta disso. Tem pessoas aqui que contribuem com um valor simbólico e 20% das vagas são reservadas para pessoas carentes”, explica José Pedro.


Crack reduz pessoas à “qualidade de nada”, define administrador

“Hoje, não é como há vinte anos atrás, quando recebíamos apenas alcoólatras e um pouco depois usuários de maconha e cocaína. Os internos de mais idade que estão aqui é para se livrarem desse tipo de droga. O mais preocupante são os de menos idade que estão chegando, viciados em crack, uma droga que diminui o ser humano à qualidade de nada. Você tem que ver como os usuários dessa droga chegam aqui. O número deles só está aumentando”, alerta José Pedro.

Um dos muitos sucessos na recuperação de viciados em crack é o interno Júlio Augusto, de 28 anos, que irá receber seu diploma na próxima formatura que acontecerá no primeiro domingo de agosto (2). “Eu comecei com a maconha e cocaína e quando eu entrei no crack, fui no fundo do poço e vi que precisava de ajuda. Com o crack, eu não tinha mais nada a perder, só restava a minha vida. Eu fui usuário de drogas por 12 anos, mas o crack eu fumei por sete meses e me ‘detonou’”, relata o interno.

Júlio Augusto sempre foi orientado que o vício em drogas seria uma doença, mas nunca acreditou: “Eu achava que eu parava a hora que eu queria, mas com o crack eu vi que não tinha jeito. Eu estava doente, perdi o controle de tudo”, confessa.
Mas Júlio adverte: “Quando eu cheguei aqui foi mais tranqüilo, mas essa droga é terrível. Até hoje tenho vontade de usar o crack. Parece que a dependência não acaba, não tem jeito. Tem nove meses que eu não uso, mas parece que a última vez foi ontem. De qualquer forma, eu estou seguro para sair. Sei que não posso é dar o primeiro trago”, diz.

As clínicas de recuperação no Vale do Aço

TIMÓTEO

Clínica de Recuperação de Toxicômanos e Alcoólatras – Clirec
Escritório: Av. Jovino Augusto, 231, Sala 1- Bairro Bromélias
Sede rural: Rua dos Planetas, s/nº, Bairro Petrópolis
(31) 3848-2287
Site: www.clirec.com.br

CORONEL FABRICIANO

Associação Papa João XXIII no Brasil
"Fazenda Bom Samaritano"
Rua Boa Vista, s/nº, Córrego Alto
Fone: (31) 3846-1088

IPATINGA

Associação Missão resgate
Escritório: Av. 28 de Abril, 314 - sala 2 - Centro
Sede Rural: Estrada Parque das Cachoeiras, Km 1 - Barra Alegre
Fone: (31) 3822-6464

Fazenda Água Viva
Rua Salmão, s/nº - Forquilha
Fone: (31) 3827-1500

Associação Reviver
Rua Von Goeth, 436 - Cidade Nobre
Fone: (31) 3822-9269
Site: www.associacaoreviver.com.br

Associação Terapêutica Rios de Água Viva
Rua Santa Bárbara, 4 - Centro
Fone: (31) 3825-7269

Núcleo de Apoio Beth Shalom
Escritório: Rua Salto Osório, 189 – Vila Formosa
Sede Rural: Ipanemão
Fone: (31) 3822-4288

Fonte: JVA

12 comentários:

  1. Enquanto isto os "cabeções" do trafico aqui em Raul estão só enriquecendo!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. "Drogado" não foi uma palavra adequada para o título da reportagem. Gerou um tom de humilhação e rebaixamento. "Dependentes químicos" seria mais adequado.

    ResponderExcluir
  3. Também acho. Postei como estava na fonte e não me atentei para esse detalhe. Já fiz a alteração do título.

    ResponderExcluir
  4. Pascoal, meu filho perguntou-me se dependente químico é o apelido de drogado e como me pegou de surpresa achei mais simples responder que sim.

    ResponderExcluir
  5. Sr. Pascoal, achei muito bacana e honesta sua imparcialidade e atitude de boa vontade em mudar o título desta reportagem a qual postei comentário sobre o tom pejorativo da palavra "drogados". Um muito obrigado em nome de todos os raulsoarenses ausentes por prestar-nos tão valoroso, mesmo que gratuito, serviço de informação. Você está de parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Romero, ja esteve internado ai..Por acaso essa fazenda é Sol Nascente de timóteo..Ele quer voltar..Pode?

    ResponderExcluir
  7. Sr Pascol, por favor , preciso internar um dependente quimico, mas ele quer ir so pra Fazenda \Sol Nascente em timoteo, porue já esteve lá e gotou muito,,,,Por favor me ajude, n acho como falar lá..

    ResponderExcluir
  8. Vasculhei a internet e não consegui o telefone nem o endereço dessa clínica. Sugiro que vc entre em contato com o Jornal do Vale do Aço, pois possívelmente eles conseguirão mais informações.

    ResponderExcluir
  9. oi..
    preciso de noticias domeu rmao que esta internado no CENTRO TERAPEUTICO FAZENDA SHALON..
    alguem me de uma ajuda de onde fica,se posso ve-lo..obrigadoo..boa noitee

    ResponderExcluir
  10. Fui interno na Associação Papa João XXIII, me chamo Diego, digo com dor no coração como as drogas e o àlcool afundam sem percepção do usuário a vida que lhe tem, conheci pessoas que tenho certeza que vencem a cada dia e obtive noticias de outras que voltaram a morrer novamente, tive recaídas, mas entendi que precisava ter Amor em mim, ter visão da minha vida e ser Homem de verdade. Hoje sou feliz! Conheci tbm pessoas que correram para Clirec e estão vivos, da Água Viva e tbm vivem... Clínica nõa salva e nunca salvará ninguém, mas tem o propósito maior de simplesmente lhe mostrar e te recolocar no caminha da Verdade... Um abraço a todos, que a Luz sempre lhes acendam a esperança... Diego Henriques!

    ResponderExcluir
  11. eu preciso de ajuda para minha irmã aiume aparecida dos santos dependete de drogas que esta presa no municipio de manhumirim minas gerais
    ass ariane

    ResponderExcluir
  12. Queria interna um rapaz qui qui vive querendo beber ela antes já bebeu mais tá querendo volta de no vi e não deixo já tem oito mês qui tomo conta dele e ficar querendo fumar ficar querendo agredir eu e os pais dele larguei tudo larguei meus sonhos pra tomar conta dele se alguém pode me ajuda eu agradeço muito meu contato e 028999924596 sou de caputira mg

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.